Depois de alguma dificuldade em concluir a 4ª Classe, pois tive um ataque de nervos e fiquei com uma branca no cérebro que não me lembrava rigorosamente de nada, lá fui para a Telescola para Abrigada, nada de especial se passou por lá, a não ser que as aulas terminavam ás 18 horas e só tinhamos transporte para casa por volta das 21 horas. Correram bem esses dois anos e fui para Alenquer para a Escola Damião de Gois, que na altura era situada num local diferente do que é agora.
Não foi fácil habituar-me à mudança, mais gente, mais confusão, mais liberdade e sei lá que mais. Mas foi nesta escola onde conheci aquela que foi uma grande amiga e uma amizade incrivel.
Também foi aqui que conheci uma professora que levou tão a sério a liberdade que o 25 de Abril nos trouxe, que decidiu que realmente era melhor, ir para a casa de banho fazer amor, não se incomodando se todos nós curiosos como éramos, brigassemos e quase se degolavamo-nos, para assistir a esta cena, ao vivo e a cores, quer através dos buracos das fechaduras, ou empoleirados nas paredes de uma casa de banho para a outra.
Tudo isto a propósito de na disciplina de História iniciar-mos a falar da origem do homem, o professor perguntou se sabiamos de onde tinha vindo, ao que eu respondi toda muito empertigada, que tinha sido Deus que tinha criado Adão e Eva, qual o meu espanto, quando o professor, que de católico nada tinha, aliás era um ateu bem ferrenho, me informou que não, que isso era conversa fiada que a Igreja nos queria fazer crer, pois o homem descendia do macaco.
Oh, meu Deus, que confusão na minha cabeça, então quem falava verdade, o professor de História ou a catequista ? Decerto que a catequista, eu frequentava a igreja, e como já descrevi atrás não falhava nada. Confesso que ao ficar tão perplexa, incomodada e também vexada, pois fui bem gozada por uns quantos, tomei a decisão de perguntar ao Padre na aula de Moral e Religião como é que podia ser uma coisa destas. Só que uma coisa é pensar e a outra é pôr em prática. Pensava... o padre ainda me vai excomungar ou dizer que estou a" virar o bico ao prego", até que um dia decidi e perguntei. Embora de inicio ele nos tenha esclarecido que já de há muito tempo que a parte cientifica se confrontava com a parte religiosa, a verdade é que acabou por admitir que de facto o homem descendia do macaco e que a Igreja tinha escolhido Adão e Eva mais como uma metáfora, se é assim que se designa, para podermos reflectir sobre o pecado e o significado da relação Homem-Mulher e vice-versa.
Que pensar? Que dizer?... Não perdi muito tempo na altura a pensar nisto, mas hoje reflicto um pouco e pergunto...Se as origens do homem do tempo moderno tivesse vindo apenas e só deste casal, então o povoamento da terra teria sido feito através do incesto e de uma série de vários pecados e situações absurdas. De facto, a Igreja conseguiu, durante muitos e muitos anos, iludir quem como eu, achou que a Igreja era pura nos pensamentos, nas palavras e nas acções.
