Porque Sim

Terça-feira, 29 de Junho de 2010

Depois de meses de ausência, aqui estou. Cansada, Feliz, Atordoada e a precisar com urgência de férias.

Nestes meses a vida seguiu sempre igual, mas uma palavra soou muitas vezes no meu subconsciente:

SAUDADE

E assim aqui estou a desabafar para o computador e para quem tiver a paciência de me ler.

Decidi tentar perceber com mais pormenor a palavra saudade e o que li foi, passo a transcrever:

Saudade - descreve a mistura de sentimentos de perda, distância e amor. Esta palavra vem do latim "solitas", "solitatis".

Até existe uma lenda (segundo a versão da Wikipédia) que diz que a palavra foi cunhada na época dos Descobrimentos e

no Brasil colônia esteve muit presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe dos entes

queridos, como tal define a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento

de pessoas, coisas, estados ou acções.

A palavra saudade também existe em botânica, é um nome de várias plantas da familia das Dipsacáceas e das Compostas, como

as saudades- brancas que aparecem nos campos e nas vinhas do Sul de Portugal, e é também conhecida por suspiros-brancos-do-monte

as saudades-perpétuas, cultivadas no Sul de Portugal e as saudades-roxas( plantas que aparecem nos terrenos secos e pedregosos, também conhecidas por suspiros-roxos).

Antes de terminar quero deixar algumas frases soltas sobre a saudade, assim como um poema.

De alguem que não se quis identificar: Como é bom contemplar o céu, interrogar uma estrela e pensar que ao longe, bem longe, um outro

alguém contempla este mesmo céu, essa mesma estrela e murmura baixinho:"Saudade".

A sua ausência nos causa profunda tristeza, mas relembrar as alegrias que você gerou entre nós é como se você aqui estivesse presente.

Para terminar e para não deixar um amargo de boca perante tanta saudade de Charles Chaplin o poema Smile ou Sorri:

 

"Sorri quando a dor te torturar

E a saudade atormentar

Os teus dias tristonhos  vazios

 

Sorri quando tudo terminar

Quando nada mais restar

Do teu sonho encantador

 

Sorri quando o sol perder a luz

E sentires uma cruz

Nos teus ombros cansados doridos

 

Sorri vai mentindo a sua dor

E ao notar que tu sorris

Todo mundo irá supor

Que és feliz"

Por aqui me fico

Que sejam felizes

 

sinto-me: com saudades
publicado por alzirota às 10:01

mais sobre mim
pesquisar
 
Junho 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
30


Últ. comentários
Parabens Para a Ana para os Avos, e bem Vindo Ant...
Amiga boa tarde.Nos conheçemos desde sempre, e ain...
Olá amiga!Aqui estou eu para te deixar um sorriso ...
Amiga sem palavrasSem palavras mesmoBeijo
obrigado, e todos os sitios são sempre os adequado...
Amiga não é o sitio mais indicado mas aqui vai os ...
opá, essas coisas não se dizem. Fazem-se.AHHHHHHHH...
Tou cm saudades daquele strip, lembras? Bjinhos
Obrigado.É sempre gratificante para mim, saber que...
Boa tarde amigaEsta lindo parabens, esta com um es...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro