Conforme prometido, aqui estou para escrever um pouco sobre este tema.
Para já, parece que os 40 anos da ida á Lua foi a 20 de Julho e não a 17, pelo que li nesse dia tudo dava a entender que teria sido a 17, mas seja como for, ou a 20 ou a 17, tanto faz.
Portanto á 40 anos Neil Armstrong proferiu as seguintes palavras" Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade", para os americanos, assim como para o mundo foi um dia histórico, mas sobretudo, para os americanos foi um dia histórico por vários motivos, um deles deveu-se sobretudo á guerra fria que existia entre as duas superpotências da altura os Estados Unidos e a antiga URSS, agora mais conhecida como Rússia, pois essa mesma "guerra" até a nível espacial existia e neste campo os russos já levavam vantagem pois em 1957 tinham enviado o primeiro foguete ao espaço cujo nome era Sputnik e com um ser vivo na cápsula (um cão).
Calculo a raiva dos americanos.
Por isso quando a 20 de Julho de 1969 conseguiram o feito de chegarem primeiro que os russos á Lua terá sido uma comemoração de arromba.
E em que altura surgiu esta vitória, os Estados Unidos tinham levado uma valente surra dos vietnamitas, de tal forma, que ainda hoje é uma espinha atravessada na garganta dos americanos.
Portanto, ficaram com a moral bastante elevada e esta conquista durante muito tempo abafou todos os fracassos que a politica americana pudesse eventualmente vir a ter.
Por cá as televisões eram poucas e este feito teve repercussões provavelmente muito menores que em algumas partes do mundo. No entanto e porque achei curiosa esta história, em Querença (Loulé),estou a basear-me na minha fonte que foi a TSF, existiam poucas televisões e as que existiam eram a gerador, as pessoas nunca ficaram muito convencidas que o homem tivesse de facto pisado a Lua, no entanto uma idosa acredita que de facto tal aconteceu, mas não teriam sido os americanos a conseguir tal feito mas sim,nada mais, nada menos que o primeiro ministro de Portugal da altura Américo Tomás! Á ganda homem!