Porque Sim

Quinta-feira, 09 de Abril de 2009

Como escrevi ontem, hoje debruçarme-ei sobre o que é a Páscoa, visto de vários pontos de vista.

" Muito antes de ser uma festa cristã, o que se celebrava no momento da Páscoa era o anúncio do fim do Inverno e a chegada da Primavera.

Para os antigos, festejar a Primavera (tal como a Páscoa) sempre representou a alegria da passagem de um tempo escuro e triste para um mundo iluminado, de vida nova na Natureza. Era uma espécie de renascer.

A palavra "páscoa" vem do hebreu "pessah" e significa "passagem", mudança, refere-se ao êxodo (saida) do Egipto de Moisés.

Nesta estação do ano, os antigos povos pagãos europeus homenageavam Ostera, ou Esther (em inglês, Easter quer dizer Páscoa, e em alemão é Oster).

Mas então quem era Ostera, era nem mais nem menos que a Deusa da Primavera, que segurava um ovo na mão. A deusa e o ovo eram simbolos da chegada de uma nova vida.

Ostera equivale, na mitologia grega, a Perséfone. Na mitologia romana era Ceres. O nome de menina Ester também está relacionado, claro.

O rei Eduardo I tinha o hábito de banhar os ovos em ouro e oferecê-los aos seus amigos e aliados.

Acreditava-se naquela altura que receber ovos pintados trazia boa sorte, fertilidade, amor e fortuna.

A PÁSCOA CRISTÃ

Para entender o significado da Páscoa Cristã, é necessário recordar que muitas celebrações antigas foram integradas nos acontecimentos relacionados com Cristo.

A festa da Páscoa refere-se à última ceia de Jesus com os Apóstolos, a sua prisão, julgamento e condenação á morte, seguida da sua crucifixação e ressurreição (Jesus voltou a viver e subiu ao céu).

A celebração começa no Domingo de Ramos (quando Jesus entra em Jerusalém e é aclamado com ramos de palmeira) e acaba no Domingo de Páscoa (com a Ressurreição de Cristo): é a chamada Semana Santa.

A data da Páscoa foi fixada pela Igreja no ano de 325, de modo a "cair" no domingo mais próximo da primeira Lua Cheia do mês lunar que começa com o equinócio da Primavera.

Com esta definição, a data da Páscoa varia de ano para ano, sendo, em limite, entre 22 de Março e 25 de Abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

A PÁSCOA JUDAICA

Em hebraico, existe a "Pessah", a chamada "Páscoa Judaica", que começou a celebrar-se há cerca de 3 mil anos, quando os hebreus iniciaram o "êxodo" ( a viagem de libertação do seu povo, pela mão de Moisés, depois de serem escravos do Egipto durante 400 anos).

Comemoravam assim a passagem da escravidão para a libertação.

A comemoração entre outras coisas inclui uma refeição, onde se come o Cordeiro Pascal, pão sem fermento (o matzá), ervas amargas e muito vinho."

Espero que tenham ficado com uma ideia do que é afinal a Páscoa, olhada de forma diferente daquilo que por vezes nos falam, ou contam.

Amanhã irei escrever sobre a Páscoa no Mundo.

 

sinto-me: relatora
publicado por alzirota às 10:20

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
25

27
28
30


Últ. comentários
Parabens Para a Ana para os Avos, e bem Vindo Ant...
Amiga boa tarde.Nos conheçemos desde sempre, e ain...
Olá amiga!Aqui estou eu para te deixar um sorriso ...
Amiga sem palavrasSem palavras mesmoBeijo
obrigado, e todos os sitios são sempre os adequado...
Amiga não é o sitio mais indicado mas aqui vai os ...
opá, essas coisas não se dizem. Fazem-se.AHHHHHHHH...
Tou cm saudades daquele strip, lembras? Bjinhos
Obrigado.É sempre gratificante para mim, saber que...
Boa tarde amigaEsta lindo parabens, esta com um es...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro