Porque Sim

Domingo, 02 de Novembro de 2008

Ontem tinha decidido escrever no meu blog, um pouco sobre o  significado do dia de todos os santos, mas o meu filho quis armar-se em técnico de computadores e só hoje é que foi possivel escrever.

Assim, no dia de todos os santos, por tradição não só se festeja este dia dedicado a todos aqueles que foram chamados de santos pela Igreja Católica, como também por tradição as crianças pegam no saco do pão ou do hipermercado e vão de porta em porta, pedir o Pão por Deus. Talvez não saibam contudo o significado da palavra.

O Pão por Deus surgiu no séc.XIX quando existia muita probreza e então a 1de Novembro praticamente todos os pobres adultos e crianças dirigiam-se à casa das pessoas mais abastadas, onde as esperava uma mesa sempre bem recheada de tudo.

Agora apenas as crianças fazem com que esta tradição ainda se mantenha.

Mudando de assunto e porque sempre puxei um pouco a "brasa à minha sardinha" quantos à igualdade das mulheres, encontrei num livro de sociologia que a primeira mulher a votar em Portugal e no Sul da Europa foi Carolina Beatriz Ângelo e votou no dia 28 de Maio de 1911. Tal aconteceu porque a mesma tinha enviuvado e de acordo com a legislação da altura era ela a chefe de familia, para além disso, tinha ainda um curso superior e mais do que 21 anos e sabia ler e escrever.

Pelas 10 horas do dia 28 de Maio de 1911 esta mulher defensora dos direitos civis e politicos das mulheres dirigiu-se para votar no Salão do Clube da Estefânia, na Freguesia de S.Jorge de Arroios, em Lisboa.

É claro que quando pretendeu entrar neste Clube, a sua passagem foi barrada pois é claro que uma mulher votar enfim... no entanto o Presidente da Mesa Eleitoral leu o seu nome, possibilitando assim que a D. Carolina Beatriz Ângelo exercesse o direito de voto.

Aproveito para informar que desde a Constituição de 1976, que foi aprovada na sequência do 25 de Abril de 1974, não existe a figura do chefe de familia. A mulher e o homem são iguais perante a lei.

Por hoje, tenho dito. 

 

sinto-me: escrivã
publicado por alzirota às 21:49

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
14

16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28

30


Últ. comentários
Parabens Para a Ana para os Avos, e bem Vindo Ant...
Amiga boa tarde.Nos conheçemos desde sempre, e ain...
Olá amiga!Aqui estou eu para te deixar um sorriso ...
Amiga sem palavrasSem palavras mesmoBeijo
obrigado, e todos os sitios são sempre os adequado...
Amiga não é o sitio mais indicado mas aqui vai os ...
opá, essas coisas não se dizem. Fazem-se.AHHHHHHHH...
Tou cm saudades daquele strip, lembras? Bjinhos
Obrigado.É sempre gratificante para mim, saber que...
Boa tarde amigaEsta lindo parabens, esta com um es...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro