Porque Sim

Segunda-feira, 01 de Setembro de 2008

Depois de alguma dificuldade em concluir a 4ª Classe, pois tive um ataque de nervos e fiquei com uma branca no cérebro que não me lembrava rigorosamente de nada, lá fui para a Telescola para Abrigada, nada de especial se passou por lá, a não ser que as aulas terminavam ás 18 horas e só tinhamos transporte para casa por volta das 21 horas. Correram bem esses dois anos e fui para Alenquer para a Escola Damião de Gois, que na altura era situada num local diferente do que é agora.

Não foi fácil habituar-me à mudança, mais gente, mais confusão, mais liberdade e sei lá que mais. Mas foi nesta escola onde conheci aquela que foi uma grande amiga e uma amizade incrivel.

Também foi aqui que conheci uma professora que levou tão a sério a liberdade que o 25 de Abril nos trouxe, que decidiu que realmente era melhor, ir para a casa de banho fazer amor, não se incomodando se todos nós curiosos como éramos, brigassemos e quase se degolavamo-nos, para assistir a esta cena, ao vivo e a cores, quer através dos buracos das  fechaduras, ou empoleirados nas paredes de uma casa de banho para a outra.

Tudo isto a propósito de na disciplina de História iniciar-mos a falar da origem do homem, o professor perguntou se sabiamos de onde tinha vindo, ao que eu respondi toda muito empertigada, que tinha sido Deus que tinha criado Adão e Eva, qual o meu espanto, quando o professor, que de católico nada tinha, aliás era um ateu bem ferrenho, me informou que não, que isso era conversa fiada que a Igreja nos queria fazer crer, pois o homem descendia do macaco.

Oh, meu Deus, que confusão na minha cabeça, então quem falava verdade, o professor de História ou a catequista ? Decerto que a catequista, eu frequentava a igreja, e como já descrevi atrás não falhava nada. Confesso que ao ficar tão perplexa, incomodada e também vexada, pois fui bem gozada por uns quantos, tomei a decisão de perguntar ao Padre na aula de Moral e Religião como é que podia ser uma coisa destas. Só que uma coisa é pensar e a outra é pôr em prática. Pensava... o padre ainda me vai excomungar ou dizer que estou a" virar o bico ao prego", até que um dia decidi e perguntei. Embora de inicio ele nos tenha esclarecido que já de há muito tempo que a parte cientifica se confrontava com a parte religiosa, a verdade é que acabou por admitir que de facto o homem descendia do macaco e que a Igreja tinha escolhido Adão e Eva mais como uma metáfora, se é assim que se designa, para podermos reflectir sobre o pecado e o significado da relação Homem-Mulher e vice-versa.

Que pensar? Que dizer?... Não perdi muito tempo na altura a pensar nisto, mas hoje reflicto um pouco e pergunto...Se as origens do homem do tempo moderno tivesse vindo apenas e só deste casal, então o povoamento da terra teria sido feito através do incesto e de uma série de vários pecados e situações absurdas. De facto, a Igreja conseguiu, durante muitos e muitos anos, iludir quem como eu, achou que a Igreja era pura nos pensamentos, nas palavras e nas acções.

sinto-me: Uma diaba em figura de gente
publicado por alzirota às 14:56

mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
13

15
17
20

21
22
23
25
27

28
29


Últ. comentários
Parabens Para a Ana para os Avos, e bem Vindo Ant...
Amiga boa tarde.Nos conheçemos desde sempre, e ain...
Olá amiga!Aqui estou eu para te deixar um sorriso ...
Amiga sem palavrasSem palavras mesmoBeijo
obrigado, e todos os sitios são sempre os adequado...
Amiga não é o sitio mais indicado mas aqui vai os ...
opá, essas coisas não se dizem. Fazem-se.AHHHHHHHH...
Tou cm saudades daquele strip, lembras? Bjinhos
Obrigado.É sempre gratificante para mim, saber que...
Boa tarde amigaEsta lindo parabens, esta com um es...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro